18 de dezembro de 2005

Hoje é assim

Olha, não sei! Não sei o que escrever. Aliás, nem sequer sei escrever. Bah, queria ser como tu. Tu que escreves, e escreves, e voltas a escrever, sem nunca te cansares. Também queria ser assim. Poderei eu ser assim? Cada um é como é. Tu és assim. Eu não sou assim. Sou a modos que.. 'assado'.

Gostava de ir ao circo, ainda este ano. O circo encanta-me. Sempre me encantou. O circo é o meu sonho, aquele sonho (!)- o sonho impossível. Lá tudo é.. tão pouco real- os palhaços, os malabaristas, os animais, os meninos e as meninas dos baloiços lá no cimo, os acrobatas, e tudo, e tudo, e.. tudo! Ser pouco real é bom, sabes? O real assusta-me; mete-me medo, a realidade. Nunca soube bem porquê. Sempre gostei mais dos mundos inventados, dos mundos idealizados, dos mundos sonhados. E o circo é um desses mundos.
Quando era pequena, ía, todos os anos, visitar o meu mundo sonhado predilecto. E ficava feliz. Todos os anos, sem excepção, ficava feliz. Cheguei a ter medo dos palhaços, confesso. De um palhaço em particular. Tinha medo do palhaço branco. Sempre que ele aparecia lá em baixo, sobre as riscas vermelhas e brancas- o meu circo sempre foi vermelho e branco- eu, com a minha total ingenuidade, saía da cadeira e agachava-me bem agachada aos pés do meu pai, chegando mesmo a assemelhar-me a uma bola daquelas bem redondas. Como se os pés dele me fossem proteger do palhaço branco. Nessa altura ainda não destinguia bem o real do irreal. Não que agora os destinga na perfeição. Mas já sei que os palhaços fazem parte do mundo sonhado. Já sei que os palhaços são pouco reais. E já não tenho, portanto, medo dos palhaços. Também.. já não sou pequena. E isso, que graça tem?
Oh!.. Gostava de lá voltar. Este ano, ainda.




Sabes, escrevi-te todinho a ouvir Coldplay.
Obrigada Patrícia!*

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o "palhaço branco" não existe. É o palhaço rico!

Eu vou comentar, juro! **


Pedro

Inês disse...

eu cá não gosto de circo. pelo menos do circo "tradicional". não gosto de animais amestrados, não gosto de palhaços, sempre o mesmo número bah =| malabarismos e acrobatas gosto, muito mesmo! mas o resto...


gosto de mundos irreais, gosto da minha subtil esquizofernia que me deixa ir sonhando com outros mundos, gosto que haja mais gente assim.

bjs* * * **

Marta disse...

O circo é a tua espécie de Matrix. Entras nele, e tudo o que te envolve se evapora num apice, mas ao saires dele, vês que a tua realidade é bem diferente do que a magia do circo. Ainda assim, é muito bom abstrairmo-nos desta realidade suja que nos envolve e ir ao circo de vez em quando. Eu fui ao circo este ano...

Super Mulher

Anónimo disse...

Não gosto de circo. Comparo-o a um sonho. Sempre gostei de sonhar, acordava com um sorriso de "orelha a orelha", ás vezes nem acordava, sonhar acordado também era bom. Infelizmente as coisas foram mudando. Acordar já não sabia assim tão bem. Já não tinha vontade de sorrir, mesmo quando o sonho era do melhor. A realidade desilude-me. Queria viver num sonho, onde tudo era como eu escolhesse. Mas isso era viver como um cobarde que nunca mais seria capaz de enfrentar a realidade.
No circo há magia, aquela que esconde a tristeza, como a tinta as rugas do palhaço, cansado de todas as noites repetir a mesma palhaçada, chamemos-lhe assim.

Também eu um dia gostei do circo.

**

Anónimo disse...

Ridiculo! Mto.. =/

Anónimo disse...

O circo é giruuuuuuu!!!!!
LOL
Tou sem mta inspiração pa isto por isso ficam os beijinhos e os sorrisos
=P